DOAÇÃO DE SANGUE (passo a passo)


 Por que doar sangue?

A doação de sangue é um gesto de solidariedade, um ato voluntário e altruísta. Com a sua doação, você estará ajudando a salvar vidas de várias pessoas. A maior recompensa para o doador é saber que ele contribui para a valorização da vida e cumpre a missão humana de ajudar ao próximo. Doar sangue é um ato seguro, não vicia, não engorda e nem emagrece. E quem doa uma vez, não fica obrigado a doar sempre.

ETAPAS 
 1º Passo - Recepção

Ao chegar no Hemocentro, apresente-se no guichê com o seu RG (não aceitamos documento digital) ou documento oficial equivalente e com foto. Será preenchida uma ficha com seus dados.
Tenha sempre a mão o seu endereço residencial, telefone de contato, CEP e  seu e-mail.

2º Passo - Teste de Anemia

Você será encaminhado para o “Teste de Anemia”, onde receberá uma picada na ponta do seu dedo anelar e retiraremos uma gota de sangue para análise imediata.

3º Passo - Entrevista

Serão feitas perguntas sobre sua alimentação, repouso, hábitos, medicações e doenças adquiridas no decorrer da sua vida e o enfermeiro avaliará se você está apto para a doação. As dúvidas deverão ser tiradas nesse momento e caso seja necessário, sinalize a necessidade de atestado, que apenas será fornecido ao doador que efetivamente realizar a doação de sangue; em caso de inaptidão será fornecido uma declaração de comparecimento.

4º Passo - Coleta

Serão coletados cerca de 450ml de sangue, mais cinco tubos para exames sorológicos e tipagem sanguínea. Para garantir sua segurança, todo material é estéril e descartável. A doação dura em média 8 minutos.

5º Passo - Lanchonete

Neste espaço você receberá seu lanche e suco. É importante, após a doação, aguardar 15 minutos antes de sair. Ingira bastante líquido depois da sua doação.

Apresente o ticket do estacionamento da Santa Casa para ser carimbado e abonado (entrada pela Rua Dr. Cesário Mota Jr., 112 - SP ).

REQUISITOS 
• Apresentar documento oficial de identidade com foto: RG (não aceitamos documento digital), carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional;

• Estar bem de saúde;

• Ter entre 16 a 69 anos e 11 meses de idade. Menores de idade somente com a autorização dos pais 

Obs: a primeira doação deve ser realizada até aos 61 anos de idade;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Vir alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos nas últimas 4 horas de antecedem a doação;

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

• Intervalo entre doações:

   - Mulheres: 3 meses, permitidas até 3 doações/ano

   - Homens: 2 meses, permitidas até 4 doações/ano

CUIDADOS APÓS A DOAÇÃO DE SANGUE

• Permaneça no Hemocentro por 15 minutos após a doação;

• Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. 

• Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se. Se os sintomas persistirem, peça que o conduzam de volta ao Hemocentro ou a o Pronto-socorro mais próximo.

• Você poderá reassumir as atividades normais uma hora após a doação, caso esteja sentindo-se bem. Para realização de esforço físico, principalmente com o braço puncionado, sugerimos que aguarde 24 horas. É recomendável aguardar uma hora antes de dirigir.

• Beba mais líquido do que de costume nas 4 horas após a doação. Não tome bebida alcoólica antes de ter se alimentado bem e não fume durante uma hora após a doação.

• Se ocorrer sangramento no local da punção, não dobre o braço. Comprima o local com um pedaço de algodão ou gaze.
• Se apresentar febre, diarreia ou qualquer outro sintoma sugestivo de infecção até 14 dias após a doação, pedimos a gentileza de nos informar para que possamos tomar providências em relação ao sangue doado. Para segurança dos pacientes, entre em contato com o Hemocentro através do telefone 2176-7000 Ramal 5967 ou através do e-mail hemoterapia.cadastro@santacasasp.org.br 

• A cada doação são realizados exames para hepatite B e C,  Sífilis, HIV, HTLV I/II e doença de Chagas. Estes exames são de triagem e portanto mais sujeitos a resultados falso positivos. Caso receba carta ou telefonema do Hemocentro notificando alteração em um de seus exames, não se assuste; apenas é necessário repetição deste exame.

Se desejar, poderá retirar os resultados dos exames no Hemocentro (Rua Marques de Itu, 579, Santa Cecília, SP)  a partir de 10 dias após a doação. Os exames são entregues apenas ao próprio doador e com a apresentaçao de documento oficial com foto; ou ainda de preferir, você poderá retirá-los em sua próxima doação.

https://www.santacasasp.org.br/portal/site/doe-sangue/doacao

 

https://www.hemocentrosaolucas.com.br/

Unidade Guarulhos -

Rua Santo Antônio, 95   Centro | Guarulhos      T: (11) 3660 6040    2ª a 6ª feira, 8h às 16h